Comentário da aula dada

Comentários sobre aplicação da aula, utilizando recursos tecnológicos



Após abordagem do tema através da aula expositiva, foi orientado aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, a conduzir para sala de informática:
- dividimos a turma em grupos;
- em seguida foi distribuído a cada um dos alunos fragmentos do texto da poesia retirado do livro: Barco de Pedra – escritor Dorival Santiago.
- foi feita leitura dinâmica com recitações.
- depois foi pedido que os alunos digitassem seu texto no Power point, observando os textos literários.
- foram apresentados a todos, alguns dados sobre a vida do escritor, Dorival Santiago.
No decorrer da aula, com ajuda da tecnologia, foi observada a postura, entonação de voz dos alunos no momento de cada apresentação. Incluímos também pesquisas na internet, ilustrações de acordo as idéias apresentadas na poesia.
Após a aplicação da aula, utilizando os recursos tecnológicos, percebe-se que o uso das tecnologias em prol da aprendizagem, exige maior atenção aos conteúdos, pois é mais uma ferramenta que facilita a assimilação do aprendizado e de forma diferenciada. Porém é preciso não só possuir os equipamentos na escola, como também saber utilizá-los, e esse é nosso maior desafio como professor atualmente.
Leia Mais ►

Plano de aula

CONTEÚDOS:
Gênero Literário: Poesia
- Comunicação oral
- Edição de textos

COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
NÍVEL MODALIDADE DE ENSINO: 1ª Série do Ensino Médio/ Curso Médio Básico


OBJETIVO: Identificar características dos gêneros orais e escritas, observando suas diferenças na oralidade, colocando em prática do processo de retextualização (transcrição, edição e revisão)

O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESSA AULA?

Ser capaz de reorganizar, melhorar, analisar e refletir a oralidade para produzir a escrita de forma clara e coerente, dentro das características e gêneros textuais.

Duração das atividades: uma aula de 50 minutos

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA:

AULA- Abordagem do tema em sala de aula de forma Expositiva (Introdução e aprofundamento): Conduzir os alunos para a sala de Informática e divida a classe em grupos, apresentando um texto em forma de POESIA, retirada do livro Barco de Pedra do autor Tocantinense Dorival Santiago . Em seguida, colocando-os em frente aos computadores para conhecer processadores de texto, correio eletrônico e os mecanismos da informática no trabalho com os gêneros textuais. Abra-os no Power Point, peça a cada aluno para transcrever a poesia no aplicativo word digitando com algumas ilustrações utilizando pesquisas na internet.
http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%AAnero_liter%C3%A1rio

RECURSOS TECNOLÓGICOS COPLEMENTARES:
- Internet;
- Ferramentas de publicação;
- Processadores de textos;
- Computador;
- Editores de imagem.

AVALIAÇÃO:
No decorrer das aulas e ao final, observar se os estudantes conseguiram:
- distinguir as diferenças entre a linguagem oral e a escrita;
- compreenderam a função e as características de cada um dos gêneros trabalhados nos
Programas
- interatividade da turma nos grupos de trabalho
Leia Mais ►